UNIVERSIDADES SÉNIORES: ACONTECIMENTOS, TRABALHOS, ETC.

10
Fev 15

 

 

Estórias e Contos Tradicionais Portugueses

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CELORICO DA BEIRA

 

A lenda da Senhora do Açor

 "O Açor e o Pajem“

Um rei cristão que veio de longe em peregrinação à senhora do Açor fazia-se acompanhar por um pajem que em determinada altura, segurava um açor destinado à caça de altanaria. Porém, o pajem descuidou-se e a ave fugiu das suas mãos pelo que irritou grandemente o monarca, que de pronto sentenciou que lhe fosse cortado um braço. O seu criado vendo-se aflito, pediu auxílio à Senhora que atendeu o pedido do pajem fazendo com que o açor viesse de novo pousar milagrosamente no braço do criado, safando-se este da mutilação.

 

“A lenda do aparecimento da Senhora ao Rústico da Vaca"

Havia um pastor que ia a passar com uma vaca num largo, que antigamente existia, junto ao edifício escolar; pelo que a vaca se assustou, desviando-se do trilho de pedra, que permitia a travessia, indo cair no largo, pelo que o pastor na impossibilidade de salvar a vaca, invocou a Senhora, que fez com que as águas se separassem e eles pudessem sair do lago.

 

“A lenda da Batalha da Penhadeira"

Em 1187, um poderoso exército castelhano, entrou em Portugal, invadindo e apoderando-se de vários castelos beirões. Quando estavam já em retirada foram surpreendidos por um pequeno exército, chefiado pelos alcaides de Trancoso e Celorico da Beira, que com ajuda da virgem venceram os castelhanos, nessa noite em que a Lua e as Estrelas deram mais brilho.

Desta lenda surgiu a romaria à Senhora do Açor.

 

“A tradição das carrascas"

O culto fálico tinha até a algumas décadas uma certa “vitalidade”, porque no sítio das carrascas existe uma pedra grande (laje) para “escorregar”, onde as raparigas desciam sentadas numa giesta e segundo a posição em que ficavam, assim supostamente descortinariam o seu futuro.

 

Ditos, Ditados e Provérbios Portugueses

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CELORICO DA BEIRA

 

PROVÉRBIO:

O Fevereiro enganou a mãe ao soalheiro.

SIGNIFICADO:

Quer dizer que o mês de Fevereiro normalmente é traiçoeiro, tanto pode estar sol como de repente começa a chover.

 

Dito Popular para rir:

Não choveu na semana passada, Xo’besta!

 

CULINÁRIA

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CELORICO DA BEIRA

 

RECEITA : QUEIJO DE OVELHA OU QUEIJO SERRA DA ESTRELA

 

queijo_MAOS

 

 Nº DE PESSOAS: Indefinido                    TIPO DE RECEITA: Uma das 7 Maravilhas (iguaria tradicional)

DIFICULDADE: Média                                TEMPO DE PREPARAÇÃO: Um ou mais dias

 

acincho

cardo

 

INGREDIENTES:

  • Leite de ovelha: 7 Litros
  • Cardo Moído: um bocadinho
  • Sal - q.b.
  • Água - um bocadinho 

PREPARAÇÃO:

Côa-se o leite por um pano de estopa. Mói-se o cardo previamente demolhado com sal (muito bem moído). Depois junta-se-lhe água e côa-se.

Põe-se o leite a amornar, junto da lareira, junta-se-lhe a água, mexe-se e deixa-se coalhar durante 45 minutos, a uma hora. O período da coalha não pode ser superior ao referido. Passado este tempo, o leite já coalhou e a coalhada já está preparada para ser moldada.

Coloca-se no acincho, sobre a francela e vai-se deitando a coalhada aos poucos. Espreme-se e gradualmente o queijo vai ganhando forma. Depois desfaz-se outra vez a coalhada e volta a calcar-se para que a massa fique uniforme. Com um pano branco tapa-se o queijo e continua-se a calcar a massa, (este processo demora entre 15 minutos e uma hora). Depois de terminado o queijo, põe-se-lhe sal por cima e por baixo. No dia seguinte, retira-se-lhe o acincho e envolve-se em sal. Pode ser comido fresco ou curado.

Se for curado é voltado de manha e à noite de 2 em 2 dias durante um mês. Depois deste tempo está curado e pode ser comido. A cura depende sempre do tempo meteorológico.

queijo curado

 

 

POESIA

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CELORICO DA BEIRA

 

A 2 de Fevereiro

O Blog Sénior começou

Computador ligado

Trabalho arrancou!

 

A U.S. de Celorico

Neste blog se inscreveu

Olá a todos os séniores

Quem o envia sou eu!

 

Nestes meses seguintes

No vamos dar a conhecer

Através da Informática

Locais diferentes vamos ver

 

Obrigado à Fundação

Pelo desafio lançado

Vamos surpreender Portugal

Com o computador sempre ligado!

 

Estamos cheios de alegria

E ideias fresquinhas

Vamos enviar-vos mensagens

Umas agitadas outras calminhas

 

Bom trabalho para todos

E uma semana a miúde

Muita alegria para todos

E também muita saúde!

 

 

Sugestões de Fim semana/ O que visitar na minha aldeia/vila/cidade?

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CELORICO DA BEIRA

 

Museu do Agricultor e do Queijo | CELORICO DA BEIRA

 Em homenagem ao pastor /agricultor, a autarquia recuperou um antigo edifício, situado numa das entradas da vila... para ai instalar o Museu do Agricultor e do Queijo.

 Este museu insere-se numa óptica de valorização deste produto, que tem subjacente uma “rota” do Queijo Serra da Estrela.

 Os objectivos deste museu são:

 Transmitir a actuais e futuras gerações, a diversidade, a riqueza e o carácter multifacetado da sua cultura, conseguida com muito suor e muitas vezes até fome. É com orgulho que exibimos o melhor que estas gentes foram construindo em condições particularmente difíceis.

 Hoje este local é memória de velhos tempos, para outros será algo de novidade.

MUSEUActividades do Museu

 - Pretendemos manter vivas as nossas tradições, através de um espaço vivo, mostrando e demonstrando como as pessoas viviam e produziam alguns dos nossos produtos agrícolas e, nomeadamente o nosso famoso “Queijo Serra Estrela”. Pelo que, uma das actividades, integradas no âmbito do percurso deste museu, seja mostrar a arte milenar de produzir o queijo artesanal “Queijo Serra da Estrela”

METAIS

PENEIRAS

utensilios

moer cardo

 

  - Visita a uma Queijaria Artesanal do nosso Concelho

 - Ver e ou participar nos nossos campinhos (sementeiras/plantação) , de acordo com o calendário agrícola, afim de combater a percepção, que a criança hoje tem, de que os alimentos e outras condições que suportam a vida no planeta surgem da loja.

 - Pode ainda usufruir de um espaço dedicado á leitura, na Biblioteca com bibliografia exclusivamente referente ao Mundo Rural e consultar ainda o “Caderno de legislação referente ao queijo Serra da Estrela”

Nota: As actividades têm que ter marcação prévia

 Convite

Convidamo-lo, assim, a visitar este Museu. Esta visita fá-lo-á acompanhar o percurso por esta Historia de gente simples, de ontem e de hoje, que trabalham arduamente a terra e, sabiamente, retiram da ovelha o leite, com que produzem aquele que é considerado o queijo “Melhor do Mundo”. Hoje este local é memória de velhos tempos, para outros será algo de novidade.

 

QUEIJO

MESA

FOTOGRAFIAS

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CELORICO DA BEIRA

 

 

sabado_gato a pedir mimo

sabado_irmaos_bolinhaepipoca

 

 

 

publicado por IDADE MAIOR às 11:35

Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
14

15
16
17
18
21

24
25
28


APOIO
LOGO PENELA
arquivos
mais sobre mim
ENTIDADE PROMOTORA
LOGO PT FUNDAÇÃO1
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PENELA
pesquisar
 
blogs SAPO