UNIVERSIDADES SÉNIORES: ACONTECIMENTOS, TRABALHOS, ETC.

16
Jun 15

LOGO USG.jpg

 

Estórias e Contos Tradicionais Portugueses

O Galo de Barcelos

Símbolo de Portugal

GALO.jpg

 

Um dos símbolos de Portugal é o Galo de Barcelos. 

Todas as lojas de souvenirs tem um galinho à venda, tornando-o uma das lembranças turísticas mais populares e procuradas no país. 

O que eu não sabia, é que como eu, muitos portugueses também não conheciam a lenda. Então deixo aqui, a famosa lenda que associa o Galo de Barcelos à sorte e à felicidade.

 

Esta é a lenda:

Há muitos séculos atrás um peregrino ia a caminho de Santiago de Compostela (Espanha) e foi acusado de um crime ao sair de Barcelos. Apesar de sua inocência e honestidade, foi incapaz de se defender satisfatoriamente e o juiz condenou-o à forca. O peregrino voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos habitantes do burgo, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa exclamando: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Risos e comentários não se fizeram esperar, mas, pelo sim ou pelo não, ninguém tocou no galo.

O que parecia impossível tornou-se então realidade…

Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Neste instante ninguém mais duvidou das afirmações de inocência do condenado.

O Juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem com a corda ao pescoço, mas o nó laço impediu o estrangulamento. Imediatamente solto, foi deixado em paz.

Passados anos o peregrino voltou a Barcelos e fez erguer o monumento, o” Senhor do Galo”, em louvor a Virgem e a São Tiago. Este monumento pode ser visto no Museu Arqueológico Municipal.

 

Sabia que…

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.

É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).

Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?

Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.

As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!

DIA CRIANÇA.jpg

 

Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.

Sabia que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.

Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.

Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.

Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.

PLANETA CRIANÇAS.jpg

 

Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: - Afeto, amor e compreensão; - Alimentação adequada; - Cuidados médicos; - Educação gratuita; - Proteção contra todas as formas de exploração; - Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Sabia que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?

A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança". Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.

Claro que o Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.

Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para proteção dos mais pequenos. Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!

 

Ditos, Ditados e Provérbios Portugueses

 

O pior cego é o que não quer ver

DITOS.jpg

 

Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D’Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel.

Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos.

O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver. Atualmente, o ditado se refere a alguém que se nega a admitir um fato verdadeiro.

 

Sugestão de Culinária

Gelado Frito

GELADO.jpg

 

Ingredientes:

Gelado Baunilha – 4 Bolas

Ovo – 1

Farinha – 80gr

Água – 60ml

Bolo – 150gr (Brioche, Bolo, Coco ou Pão)

 

Preparação:

Começa por fazer 2 bolas compactas de gelado, embrulha cada uma em película aderente e volta a por no congelador para endurecer (de preferência de um dia para outro).

Tritura o bolo, brioche ou pão até ficar em migalhas, é preferível algo doce para a camada exterior, mas podes usar qualquer uma destas coisas serve, aliás é uma oportunidade para experimentar combinações, guarda a parte.

Numa tigela a parte mistura o ovo, a farinha e a água até obteres uma massa.

Depois das bolas de gelado ficarem duras, passa cada uma pela massa e depois pelas migalhas, repete isso mais uma vez, para criares uma camada espessa de pelo menos meio centímetro de  espessura, volta a levar as bolas ao congelador para endurecer (de preferência de um dia para outro).

Quando for altura de fazer as bolas de gelado frito, aquece óleo num tacho/frigideira ou fritadeira com pelo menos 8 cm de altura de óleo, este deve estar bem quente. Mergulha as bolas de gelado no óleo e frita até o exterior ficar bem dourado (não demora muito tempo, menos de 1 minuto), como o gelado e a cobertura já estão cozinhados é só preciso dourar.

Serve as bolas com caramelo claro ou mel.

  

Poesia

 

Poema a Gondomar

POESIA.jpg

 

Eu vi nascer o sol do Monte Crasto,

Inebriei minh´alma de beleza;

Dediquei um pensamento puro e casto

A esta linda terra portuguesa.

 

Gondomar, que eu aprendi a amar

Tal como és,

Com defeitos e virtudes;

Acolheste meu sorrir e meu chorar,

Respeitaste de meu jeito de atitudes.

 

Do cimo de teu monte, com carinho,

Passeio o meu olhar pelo rio Douro,

Que te banha e acaricia de mansinho,

Aliciando o teu coração de ouro.

 

Esse lindo coração bem trabalhado

Na filigrana da tua ourivesaria:

Quem é que alguma vez te tendo amado,

Indiferente a tal beleza ficaria?

POESIA_CORAÇÃO.jpg

  

Sugestão de Fim de Semana / O que visitar na minha Cidade?

 

Casa da Música no Porto

FDS1.jpg

 

Casa da Música é a principal sala de concertos do Porto, em Portugal.

Foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001(Porto 2001), no entanto, a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.

Embora o concerto do dia de abertura ocorresse no dia 14 com os Clã e Lou Reed o espaço só foi inaugurado no dia 15 de abril de 2005, pelo presidente da República Jorge Sampaio. O primeiro-ministro, políticos e a sociedade do Porto estiveram presentes para o concerto, dado pela Orquestra Nacional do Porto.

  

Foto da Semana

FOTO.jpg

 XX Encontro de Grupos Musicais em Vila Pouca de Aguiar

(Tuna da Universidade Sénior de Gondomar)

publicado por IDADE MAIOR às 10:39

Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


APOIO
LOGO PENELA
arquivos
mais sobre mim
ENTIDADE PROMOTORA
LOGO PT FUNDAÇÃO1
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PENELA
pesquisar
 
blogs SAPO