UNIVERSIDADES SÉNIORES: ACONTECIMENTOS, TRABALHOS, ETC.

08
Mai 15

 

LOGO USG.jpg

 

Estórias e Contos Tradicionais Portugueses

 

Lenda das Maias

estoria.jpg

 

Andavam os judeus à procura de Jesus para o matarem, quando certo dia, à noitinha, o viram recolher-se a uma casa de aparência humilde.   

Então, para poderem na manhã seguinte prender Jesus, penduraram um ramo de giestas no fecho da porta, a fim de não terem dificuldade em reconhecer a casa em que ele dormira.   

Mas, na manhã seguinte, por milagre, todas as casas tinham ramos de giestas nas portas. Desse modo, os judeus desorientados, não puderam descobrir a casa onde Jesus estava.   

A partir desse dia e ainda hoje, se costuma, no primeiro dia do mês de Maio, enfeitar as portas das casas com giestas, a que se dá o nome de Maias, por florirem em Maio…

 

 História das Aparições

fatima.jpg

Não podíamos deixar de falar, nesta semana, nas aparições de Fátima

 

A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima.

Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos. 

Por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica.

De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco. 

A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora.

As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém. 

Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em Sua honra.

Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração.

Este pedido já Nossa Senhora o anunciara em 13 de Julho de 1917.

Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência. 

Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins-de-semana e no dia-a-dia, num montante anual de cinco milhões.

 

Ditos, Ditados e Provérbios Portugueses

 

De Pequenino…

“De pequenino é que se torce o pepino”

 

pepino.jpg

Este provérbio popular português é uma frase bastante utilizada para transmitir a sabedoria popular de que quando uma pessoa ainda é criança, é facilmente moldável para quebrar certos comportamentos, enquanto que se for adulto e se tentar modificar a personalidade dessa pessoa, é uma tarefa bastante árdua, mas não impossível, visto que o carácter de um adulto está completamente formado e bem definido.

Esta comparação do crescimento do ser humano com o crescimento de um pepino é interessante, porque tal como o ser humano, quando um pepino é pequeno é fácil de torcer e quebrar, enquanto que se tentar torcer e quebrar um pepino grande, será preciso usar muita força para se conseguir tal proeza.

 

Sugestão de Culinária

 

 Bolo de Alface

 

bolo.jpg

 Ingredientes:

- 4 ovos

- 2 chávenas (chá) farinha

- 2 chávenas (chá) açúcar

- 1 alface

- 1 copo de óleo

- 1 colher (chá) fermento

 

Preparação:

Com a varinha mágica ralar a alface, as gemas e o óleo.

Noutro recipiente juntar a farinha e o açúcar e de seguida juntar o preparado que ralou com a varinha mágica.

Por fim junta-se as claras batidas em castelo, mexendo com cuidado. Coloca-se na forma e leva-se ao forno.

Depois de desenformado polvilhar com canela e açúcar a gosto.

 

 

Poesia

 

flores.jpg

 

As Maias, Giesta em Flor

 

Já floreiam giestas pelos montes

Aromas acres invadem os caminhos

O amarelo e o branco em horizontes

À mistura com roxos rosmaninhos.

 

Vamos em bando colhê-las aos braçados

Antes que nasça o sol da madrugada

Com elas marcaremos a morada 

Das nossas gentes e dos nossos gados.

 

Para que não entrem nelas inimigos

Nem a má sorte de azares ou castigos

Que às vezes caem sobre a natureza.

 

As maias são prenúncio de farturas

com que a Terra nas suas criaturas

Presenteia o trabalho e a beleza.

 

                                                    Aurora Simões de Matos

 

 

Sugestão de Fim de Semana / O que visitar na minha Cidade?

  

Santuário de Fátima

 

santuario.jpg

Neste fim-de-semana aconselhamos a Visitar o Santuário da Nossa Senhora de Fátima, Leiria

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima, é um dos mais importantes santuários marianos do mundo.

 

Foto da Semana

foto.jpg

 

publicado por IDADE MAIOR às 12:45

Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
14
15
16

17
18
20
21
22
23

24
25
27
28
30

31


APOIO
LOGO PENELA
arquivos
mais sobre mim
ENTIDADE PROMOTORA
LOGO PT FUNDAÇÃO1
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PENELA
pesquisar
 
blogs SAPO