UNIVERSIDADES SÉNIORES: ACONTECIMENTOS, TRABALHOS, ETC.

02
Mar 15

LOGO.jpg

 

Estórias e Contos Tradicionais Portugueses

A noiva encantada

Conta a lenda que um rei mouro tinha uma filha, que estava destinada a casar-se com um outro rei que vivia nas terras de Além-Douro.

Ela, contudo, alheia às combinações do pai, apaixonara-se por um jovem da sua idade, filho de camponeses e de religião cristã. Por isso, na primeira ocasião, fugiu do seu palácio para casar com ele.  O pai, quando soube, partiu em perseguição da filha e do noivo, alcançando-os no alto de S. Domingos (em Provesende, concelho de Sabrosa). Aí ordenou que decapitassem o rapaz e lançou sobre a filha um encantamento, que era errar permanentemente pela serra. 

Por isso, diz o povo que nas manhãs de Inverno, quando o nevoeiro vindo do rio Douro esconde a serra de S. Domingos, há quem tenha visto um vulto de mulher a deambular por ali, e que é a moura encantada à procura do seu noivo. 

noiva.jpg

  

Ditos, Ditados e Provérbios Portugueses

Março, Marçagão...

"Março, marçagão, manhãs de Inverno e tardes de Verão."

prov.jpg

 

Em Março, estamos ainda no Inverno a fazer a transição para a Primavera (a 21 de Março), por isso é normal que ainda se faça sentir frio enquanto não há sol ou enquanto o sol ainda é fraco durante a manhã, e à tarde já se faça sentir calor quando o sol brilha no seu esplendor. Daí que tenha nascido este provérbio que compara as manhãs frias e as tardes quentes do mês de Março.

 

 

 

Sugestão de Culinária

 Gambas em molho de alho

gambas.jpg

 

Ingredientes

15-20 gambas cruas 

2 dentes de alho

1 ramo (ou potinho) de basílico

4 c/ sopa de azeite

sal, pimenta preta q.b

algumas gotas de sumo de limão limão para decorar

 

Preparação

Descasque, retire a cabeça e o intestino das gambas, lave e seque-as bem.  Descasque o alho e pique-o ou corte-o em lâminas, lave o basílico, retire as folhas e corte-as às tiras (reserve algumas folhas para decorar). 

Leve 2 colheres de sopa de óleo numa frigideira grande a aquecer e leve o alho a alourar um pouco. Adicione as gambas e deixe fritar 3-4 min. Virando de vez em quando.
Tempere com sal, pimenta e sumo de limão (deve ficar um pouco picante).

Retire as gambas, ponha numa travessa e misture o basílico cortado.

Regue com o restante óleo, decore com o limão e as restantes folhas de basílico. 

 

Poesia

 

Coisas do Amor

 

Se me quiseres, eu quero;

Se me pedires, eu dou;

Se demorares, espero;

Se me chamares, eu vou.

 

Se me ignoras, choro;

Se me acarinhas, morro;

Se me desnudas, coro;

Se me desejas, corro.

 

Se telefonas, rio;

Se nada dizes, calo;

Se me olhas, sorrio;

Se me esqueces, me ralo.

 

Se me enciumares, renego;

Se me olvidares, maldigo;

Se me amares, me entrego;

Se morreres, vou contigo.

                     Autoria: Maria Luísa Osório

 

Sugestão de Fim de Semana / O que visitar na minha Cidade?

 

 Oporto Tattoo Expo

 

tatoo.jpg

  

Foto da Semana

Tanzânia

 

foto barco.jpg

(Foto tirada pelo aluno Georges Mendes)

publicado por IDADE MAIOR às 12:24

Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
14

15
18

22
23
24
25
26
27
28

29


APOIO
LOGO PENELA
arquivos
mais sobre mim
ENTIDADE PROMOTORA
LOGO PT FUNDAÇÃO1
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PENELA
pesquisar
 
blogs SAPO