UNIVERSIDADES SÉNIORES: ACONTECIMENTOS, TRABALHOS, ETC.

26
Fev 15

Estórias e Contos Tradicionais Portugueses

 

O tesouro de Lamelas

 

No lugar de Lamelas, do concelho de Ribeira de Pena, há um sítio a que o povo chama “Alto das Lameiras” e que tem ao pé o “Outeiro dos Mouros” e mais abaixo a “Praça dos Mouros”.

Diziam os antigos que na noite de S. João, pela meia-noite, quem lá fosse a ler, com atenção e com devoção, mas sem medo, o livro de S. Cipriano, havia de descobrir o sítio onde está um tesouro composto por uma grade, uma charrua e um cambão, tudo em ouro.    

Numa ocasião, isto há mais de cinquenta anos, foram lá uns rapazes mais corajosos de Ribeira de Pena, levados pela ideia e pela ambição do tesouro. Entre eles ia o Sr. José Joaquim Gaspar Andrade Borges, que nasceu em 1918. E descobriram então várias inscrições numa fraga. Alguns acreditam que elas têm a ver com o tesouro.

Quer tenham, quer não tenham, o certo é que esta descoberta fez nascer o que é hoje conhecido como o Santuário Rupestre de Lamelas.

(Ana Valadares Mirandela)

 

 Ditos, Ditados e Provérbios Portugueses

 

No mês de janeiro

Sobe àquele outeiro

Se vires verdejar

Põe-te a chorar

E Se vires estrelejar

Põe-te a cantar…

Fevereiro meleiro

Nem cresça rio nem ribeiro

Quando o mar chegar

Quem arou há - de arar…

                                                                (Fernanda Alves) 

 

Sugestão de Culinária

 

Trás-os-Montes é reconhecido como uma das regiões da Europa mais rica em cogumelos selvagens com importância gastronómica e nutricional. Aqui sempre se consumiram cogumelos, considerados o pão da terra das gentes do campo.

É neste contexto que deixamos a nossa sugestão gastronómica:

Cogumelos no forno

COGUMELOS FORNO.jpg

 Ingredientes:

- 200 gr de Agaricus bisporus

- 100 gr de queijo creme de alho e ervas

- 70 gr de bacon aos cubos

- azeite e cebola q.b

Preparação:

Retire os pés aos cogumelos e disponha os chapéus num tabuleiro com um pouco de azeite. Pique finamente os pés e coloque-os numa panela com o azeite, cebola e bacon já previamente dourados. Deixe cozinhar durante cerca de 5 min. Entretanto recheie os cogumelos com um pouco do preparado anterior e coloque cerca de meia noz de queijo creme de alho e ervas por cima. Leve ao forno a 180ºC cerca de 20-30 min até os cogumelos cozinharem.

Delicie-se!

Bom APETITE! ;)

(Palmira Dias)

  

Poesia

Camilo Castelo Branco é, sem dúvida, uma figura indissociável da história e cultura de Ribeira de Pena, situada nas margens do rio Tâmega.

Casou-se na Igreja do Salvador aos 16 anos, com Joaquina Pereira de França, e também foi neste concelho que nasceu a sua primeira filha, Rosa.

Camilo Castelo Branco abandonou Ribeira de Pena, pouco depois de ter casado, fugido «aos punhos de um morgado visigótico». No entanto, e apesar de ter passado muito pouco tempo em Ribeira de Pena, este foi o bastante para o escritor ser considerado o maior divulgador das suas terras e das suas gentes.

Hoje deixamos um pequeno excerto da sua obra “ Maria Moisés” onde faz referência à famosa Ponte de Arame situada em Friúme (Ribeira de Pena).

POESIA_FOTO.jpg

 “Ao avistar as poldras que alvejavam poidas e resvaladiças ao lume de água, teve vertigens e disse: “Eu vou morrer.” Pôs o berço à cabeça, esfregou os olhos turvos de pavor e esperou que as pancadas do coração sossegassem. Depois, benzendo-se, pisou com firmeza as quatro primeiras pedras; mas daí em diante ia como que cega; a corrente parecia-lhe caudal e negra. Quis sentar-se numa das poldras; e, na precipitação com que o fez para não cair, escorregou ao rio. A água era pouca e a queda de nenhum perigo; mas o berço caiu na veia da corrente que era bastante forte para o derivar. Quando ela estendeu o braço já o não alcançou. Arremessou-se então ao rio; mas os altos choupos da margem, encobrindo a baça claridade das estrelas, escureceram o berço.

Neste lance, perdido o tino, a desgraçada correu de través para a margem, onde um claro de areia se lhe afigurou o berço. Quando aí chegou, caiu; e, na queda, agarrou-se ao esgalho do salgueiro em que o pastor e o Luís moleiro a encontraram moribunda.”

(Hermano Pereira)

  

Sugestão de Fim de Semana / O que visitar na minha Cidade?

  Fim-de-semana cheio de adrenalina

Atividades

Canoa Raft (rio Tâmega, ponte de Cavez - ponte de Atei, 7km)

Descida Fantasticable

Salto Negativo

Percurso Aventura

 canoa raft.jpg

Alojamento 1 noite | Bungalow com pequeno almoço incluído ou

  • Hotel Aguiar da Pena (quarto duplo); ou 
  • Hotel de Cerva (quarto duplo).

4 a 8 pessoas - 70€ pessoa

Especial: Fevereiro, Março, Abril e Maio

                                                                     (Preciosa Silva)

 

 

Foto da Semana

 

O carnaval Cá da Terra!

carnaval.jpg

 

 

 

publicado por IDADE MAIOR às 21:50

Fevereiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
14

15
16
17
18
21

24
25
28


APOIO
LOGO PENELA
arquivos
mais sobre mim
ENTIDADE PROMOTORA
LOGO PT FUNDAÇÃO1
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE PENELA
pesquisar
 
blogs SAPO